Essa semana, na segunda-feira, dia (01/03), a Caixa lançou Financiamento Imobiliário pela Poupança. O seu 4º produto imobiliário, uma nova linha de crédito para financiamento habitacional, que utiliza recursos da poupança da Caixa. As taxas de juros vão variar entre 3,35% ao ano, para quem é cliente, e 3,99%, para quem não é cliente, mais a variação da poupança, hoje em 1,40%. O prazo para pagamento é de até 35 anos.
Pelo site da Caixa ou pelo aplicativo Habitação Caixa, você pode fazer simulações e até a negociação. O financiamento funciona da mesma forma que os demais: você dá 20% do valor de entrada e a Caixa financia os outros 80% do valor para você. Importante: o “valor” aqui dito não é o valor que o imóvel está sendo vendido no mercado, mas o valor que o avaliador da Caixa documenta que ele tem após a vistoria do imóvel.
O financiamento seguirá o rendimento da poupança, que varia de acordo com o rendimento da taxa Selic, mas existe um limite. Com a Selic agora em 2% ao ano, o rendimento da poupança é de 1,4% ao ano. Com a Selic até 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 70% da taxa básica de juros. Se a Selic ultrapassar os 8,5% ao ano, a caderneta passa a render 0,5% ao mês a mais a taxa referencial, atualmente zerada. Confira a comparação na matéria do site da UOL.
Essa nova linha de crédito foi anunciada em uma live da Caixa, conduzida pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, feita no dia 25/02/2021, onde ele contou sobre os rendimentos do ano de 2020 e lançou o programa para 2021.
Na live, o presidente comentou ainda que a Caixa é o terceiro banco a adotar esse modelo de financiamento e tem os juros mais baixos que os outros dois bancos, o Itaú e o Banco Inter.
Ele comentou:
— Estamos com as menores taxas de juros da história e os preços dos imóveis ainda não se recuperaram totalmente. Temos um momento muito importante para o financiamento imobiliário e compra da casa própria.
Financiamento imobiliário da Caixa pela Poupança: Vantagem ou não?
Depende. Em um financiamento a longo prazo, como o habitacional, precisamos pensar que a taxa de juros variável pode ser boa hoje, mas com o passar do anos, pode crescer e não ser mais favorável, como antes. A taxa fixa, pelo contrário, o comprador tem a certeza da taxa que irá pagar do começo ao fim.
De qualquer maneira, atualmente, os financiamentos pela Caixa têm os juros mais baratos se comparados com outros bancos brasileiros. Logo, vale a pena pesquisar um pouco mais se a Caixa e o financiamento imobiliário pela poupança são a melhor opção para você!
Gostou da matéria? Confira mais aqui!
TIRE SUAS DÚVIDAS COMIGO! ?
Conte comigo na aprovação do seu financiamento imobiliário, através do preenchimento ou conferência da sua Planilha PCI e Projetos, da Simulação ao recebimento da obra.
0 Comentários