Alta nos materiais de construção: o que está acontecendo no mercado?

Quem tem o sonho de construir ou está em processo de construção tem visto que desde o início da pandemia, em 2020, os preços dos materiais de construção estão muito altos. A pandemia influenciou muito a economia de maneira geral, e o da construção civil não foi diferente.

Segundo uma matéria da CNN, o índice que mede o movimento dos custos de construções habitacionais, chamado INCC (Índice Nacional de Custo da Construção Civil) apresentou uma alta histórica, acumulando mais de 8,5% em 2020. Isso significa que a alta nos materiais de construção subiu pouco mais do dobro do que em 2019, quando essa alta foi de 4%.

Sobre esse aumento, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC), José Carlos Martins, comentou a respeito da alta dos preços em entrevista à Rádio CBN. Na entrevista, ele comenta que o aumento é resultado da falta de oferta de produtos em quantidades suficientes para atender a demanda do mercado, uma vez que, segundo ele, foi criado um desequilíbrio artificial por parte das empresas:

“Com a insegurança inicial provocada pela pandemia, em março, foi gerado um falso desabastecimento, que foi sendo aproveitado pelos fornecedores para recuperar preços. Se não houver um choque de oferta urgente, a memória inflacionária irá criar um caminho sem volta para a nossa economia”, comenta o presidente da CBIC.

José Carlos Martins ainda disse que houve sinais de reaquecimento do setor em maio e junho: “Nós já tínhamos esses sinais claros. Não houve a contrapartida de oferta de materiais suficientes para atender aquela demanda. Como continuou sem a oferta dos materiais, nós tivemos um problema sério de desabastecimento e aumento de preços”, avalia.

E agora? Qual a previsão?

O Procon vem investigando as lojas de materiais e analisando a situação. Por enquanto, estamos sentindo os desdobramentos do aumento. Assim, algumas situações podem acontecer e outras já estão acontecendo: o aumento de custo nas obras, por exemplo, já é uma realidade. Pode ocorrer ainda risco de entrega de projetos já fechados na planta, que estão em processo de construção. Isso porque o projeto foi fechado considerando um valor x para o processo de construção. Com o aumento nos materiais, o valor x cresceu, o que pode comprometer a entrega do produto final ou acrescentar taxas ao valor inicial.

Essa situação que comentamos, a respeito da incorporação imobiliária acima, pode aumentar o custo dos imóveis, inclusive dos populares. Essas são apenas algumas das consequências diretas que esse aumento pode causar.

O cenário é incerto e o que temos por enquanto é insegurança de construtoras e incorporadoras, por exemplo, para o lançamento de novos projetos.

Pela área da construção civil ser uma cadeia fragmentada, a comunicação entre os subsetores e fabricantes é difícil, o que diminui ainda mais a possibilidade dos preços pré-pandemia retornarem.

Por outro lado, segundo uma matéria da Revista Construa, o ministro da economia, Paulo Guedes, comentou a possibilidade do governo “desonerar a importação de insumos para a construção civil”, ou seja, não cobrar imposto de materiais importados para a construção civil.

Dica do Mestre

No momento, antes de pensar na construção, avalie também a ideia de imóveis prontos. Esses imóveis já passaram pela fase de construção, então não tem seu valor alterado com base no INCC. Desse modo, você evita sustos e possíveis surpresas desagradáveis no valor final do imóvel, nesse momento incerto da construção civil.

Gostou do artigo? Confira outros aqui! 

Não deixe de compartilhar essa publicação com seus amigos nas redes sociais e WhatsApp.

E siga o Mestre nas redes sociais!

Grande abraço!

TIRE SUAS DÚVIDAS COMIGO! ?

Conte comigo na aprovação do seu financiamento imobiliário, através do preenchimento ou conferência da sua Planilha PCI e Projetos, da Simulação ao recebimento da obra.

Chamar no Whatsapp* Abra o link pelo seu Celular

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.