Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Contratar uma construtora ou construir sozinho?

Contratar uma construtora ou construir sozinho?

Se você já está chegando perto da etapa da construção, deve estar pensando no que vale mais a pena: contratar uma construtora ou construir sua casa diretamente com pedreiros, eletricistas e profissionais do hidráulico. 

Para te ajudar nessa decisão, que irá influenciar os próximos meses da sua vida e os próximos anos de sua casa, separamos alguns pontos importantes que você deve levar em conta. Ao considerar esses pontos, você estará preparado para tomar a melhor decisão sobre o assunto.

Vamos começar então? Vamos falar primeiro sobre as vantagens e desvantagens da construtora:

Construtora

Vantagens: 

A construtora se responsabiliza pelo processo quase que inteiro da construção. Com ela, você evita bastante dor de cabeça: não só de lidar com os profissionais que trabalharão na fundação e construção da sua casa, mas também com faltas de material e eventuais problemas que podem acontecer à obra.

Com a construtora, os prazos para as etapas da construção serem concluídas são bem definidos e seguros, mediante o contrato que é assinado no início do projeto. Além disso, a empresa se responsabiliza também pela compra e uso de materiais, bem como a contratação e consultoria de profissionais qualificados, como uma equipe própria de pedreiros, contratação de engenheiros e muitos outros.

Por fim, a responsabilidade técnica do local fica por conta dela, também. Caso o imóvel seja comercial, será necessário a assinatura de um responsável técnico que ateste a segurança e o cumprimento de normas para o local, emitido por um engenheiro.

Desvantagens:

Como você estará contratando toda uma equipe técnica, o valor final do contrato será bem mais caro do que se a obra fosse feita diretamente por você e por pedreiros. Além disso, muitas construtoras trabalham com modelos prontos de plantas de casa, o que pode limitar bastante aquilo que você deseja fazer em seu ambiente.

Pedreiro

Vantagens: 

A vantagem da contratação direta do pedreiro é que a obra, ao final do processo, fica mais barata, já que você não está pagando toda uma estrutura empresarial e por um corpo de profissionais trabalhando na construção de sua casa. Além disso, você tem mais liberdade: você quem fará todo o controle do processo de construção.

Desvantagens: 

infelizmente, isso também significa que será necessário que você esteja diariamente acompanhando a obra, para fiscalizar diversos pontos: se alguma decisão precisa ser tomada, se há material de construção suficiente para os pedreiros (e se não há, fazer orçamento e compra deles) ou ainda se os pedreiros realmente estão indo trabalhar e como está o andamento da obra.

Além disso, o pagamento feito aos pedreiros é geralmente combinado por semana. Isso significa que você terá que toda semana desembolsar um valor para pagamento deles e dos serviços.

Independentemente da escolha que você faça, separamos também três dicas gerais para você, antes de você fechar negócio com o pedreiro ou com a construtora: 

1) Consulte o portfólio de construções desse profissional ou empresa e peça feedback de clientes anteriores. Com o feedback de quem já trabalhou com eles, você pode conhecer pontos dos profissionais que só conheceria trabalhando junto e decidir se vale a pena ou não continuar com ele para sua obra; 

2) Faça contrato. Fazer contrato é primordial para que, na pior das hipóteses, se necessário, você possa acionar a justiça. Infelizmente, por mais que você confie em um profissional ou empresa, problemas jurídicos e legais podem acontecer; 

3) Faça orçamentos. Assim, você tem uma noção maior de como está o mercado e pode fechar com a empresa ou profissional de sua preferência, sabendo que eles não estão te cobrando um preço muito distante da média de mercado.

Levando todos esses pontos em consideração, você estará mais preparado para decidir pela melhor opção para você e para sua construção.

E aí? Gostou do texto?

Confira nosso texto anterior aqui! Você sabe qual o momento certo de decorar? Vem conferir!

Você já conhece o canal do Mestre da Obra no Youtube? Vem conferir!



Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Sobre o Autor

Kleyson Orlando
Kleyson Orlando

Com mais de 1 Milhão de m² de área construída, Kleyson Orlando é Fiscal de Bancos, Perito Judicial, e um dos grandes especialistas da Construção Civil do Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.