Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Projetos de Decoração (qual o momento certo para começar?)

Projetos de Decoração (qual o momento certo para começar?)

A decoração é um dos momentos mais gostosos de uma construção… É a hora de deixar o ambiente com a sua cara e a casa com cara de lar. Mas, qual a hora certa de começar a pensar nela? E como organizar essa etapa? Pensando em tornar essa última fase da construção ainda mais gostosa, separamos algumas informações e algumas dicas valiosas.

Quando começar a pensar na decoração?

Depende. Geralmente, o momento tradicional de se pensar na decoração de um ambiente é no final, depois de toda a obra pronta: quando o piso já está assentado e as paredes já estão pintadas. Mas, se você busca por elementos como maior iluminação para o escritório, por exemplo, reflita na maneira como você pretende chegar a esse final. Pode ser que um abajur ou uma lâmpada mais fortes não sejam suficientes. Imagine você chegando ao final da obra e descobrindo que na verdade, precisava de uma janela ali?

O que eu quero x o que eu preciso

Esse é o ponto principal que você precisa ter em mente: você deve aliar aquilo que você quer com o que precisa. Por exemplo, você gostaria de manter o escritório na sala, mas realmente precisa de um ambiente silencioso e sem tráfego humano para se concentrar no trabalho. Será que é possível aliar os dois? Se não for, qual a sua prioridade? Reflita.

Quem fará a decoração?

Existem profissionais capacitados e preparados para extrair o melhor do seu ambiente. Eles estão acostumados a garimpar móveis e estilos de decoração que estejam de acordo com o cliente, e não com seus próprios gostos. Ao mesmo tempo, você pode ter o desejo de decorar você mesmo seu ambiente, por ser sua casa e ser uma etapa prazerosa (ou talvez queira economizar essa parte da mão de obra dessa etapa). 

Sem problemas também! Hoje em dia, existe muito material disponível na internet que pode te ajudar a decorar seu ambiente da melhor maneira, deixando a casa com a sua cara. O importante é definir logo quem fará parte do desenvolvimento dessa etapa, uma vez que é um dos primeiros passos.

Orçamento

Outro ponto extremamente necessário: considere seu orçamento. Pode ser que você não tenha um teto limite de gastos, mas essa infelizmente não é a realidade da maioria dos brasileiros. Por isso, a dica aqui é: defina seu teto de gastos e, mediante isso, divida o valor de acordo com os ambientes que precisam da decoração. Lembre-se de manter uma reserva para eventuais imprevistos.

Medidas

Vai fazer a decoração? Mergulhe de cabeça! Pesquise e compare valores, salve peças que te agradam e depois finalize as compras. Só não se esqueça de um ponto importante: as medidas. Não caia na besteira de comprar um tapete ou um móvel grandes demais para seu ambiente, por exemplo.

Confira o que você já tem

Se seu orçamento é curto, essa é uma dica valiosa. Não é preciso trocar todos os móveis da casa para que ela fique com ares de ambiente novo. Poucas mudanças, como uma cor nova para a parede, um quadro ou uma planta no local, já farão isso por si só. 

Outro truque é colocar os móveis antigos em lugares novos. Isso mudará a disposição do ambiente e você terá um novo cômodo gastando menos.

Com essas dicas, esperamos que o processo da decoração de seu ambiente seja ainda mais prazeroso e agradável, além de te ajudar a evitar alguns erros e excessos bem comuns. Se você gostou do texto, confira abaixo mais uma matéria do nosso blog!

A primeira etapa é a planta da casa. Confira tudo sobre ela!

Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Sobre o Autor

Kleyson Orlando
Kleyson Orlando

Com mais de 1 Milhão de m² de área construída, Kleyson Orlando é Fiscal de Bancos, Perito Judicial, e um dos grandes especialistas da Construção Civil do Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.