Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Drywall – Conheça tudo sobre esse fantástico mundo

Drywall – Conheça tudo sobre esse fantástico mundo

Drywall. Com certeza você já ouviu o termo, mas… sabe o que ele significa? Drywall é uma parede de gesso e tem esse nome pois tem pouca ou nenhuma água em sua composição. Segundo o site Viva Decora, o drywall surgiu nos Estados Unidos, em 1898 e revolucionou as construções americanas com essa invenção de “chapas de gesso” natural, revestidas em papel cartão. Desde então essa tecnologia evoluiu e se mostrou como uma forma prática e rápida de arquitetura. Hoje em dia, existem casas completas, feitas em drywall.

De maneira resumida, a placa de gesso do drywall é uma placa de gesso laminada, feita industrialmente. A laminação forma o gesso entre as duas placas de cartão e o conjunto torna a parede rígida. Existem 3 tipos de placas de gesso: as brancas (ST), as verdes, resistentes à umidade (RU) e as rosas (RF), resistentes ao fogo.

Na construção, a estrutura completa da parede fica assim: perfis-guia nas partes de cima e de baixo, onde a parede ficará (geralmente ligadas ao teto e ao chão), placa de gesso, perfil montante e placa de gesso. Para criar o isolamento acústico (as paredes em drywall são muito utilizadas com essa finalidade), você pode ainda colocar entre chapas lã de vidro ou lã mineral.

parede de drywall 300x225 - Drywall - Conheça tudo sobre esse fantástico mundo
imagem retirada do site: https://knauf.com.br/sistemas/parede-de-drywall-w111/

Vantagens no uso de Drywall

Outra facilidade desse tipo de construção é que sua montagem e também sua manutenção são simples e mais rápidas do que as da parede de alvenaria e seu uso não é restrito apenas a paredes. Usa-se muito dessa técnica de drywall para acabamentos, coberturas de pilastras e tetos, por exemplo. São muito utilizadas em shoppings, com essa finalidade. 

Além disso, as paredes em drywall geralmente são mais finas que as de alvenaria comum e com isso, você ganha mais espaço em sua casa. O acabamento é tão bom quanto o do outro tipo de construção e você pode trabalhar nele pinturas e decorativos.

Os custos e desperdício de material também são diferentes entre os dois tipos de obra. O drywall ganha nos dois quesitos: a parede feita nesse material fica mais barata (segundo a revista Pini: Custo comparado – Gesso Acartonado x Alvenaria de bloco cerâmico, 10% mais barata) que uma parede feita no mesmo tamanho, em alvenaria. Além disso, por ser feito de placas, as sobras podem ser reutilizadas ao final, para outros espaços na construção.

Desvantagens no uso de Drywall

Como nem tudo são flores, existem também algumas desvantagens no uso desse material. Caso pense em pendurar algo mais pesado na parede, considere essa ideia desde a compra dos materiais e comente com o instalador. Os furos para a instalação são feitos por brocas específicas e devem ser feitos nos perfis montantes.

Um ponto extremamente importante na construção deste tipo de parede é lembrar que é necessário que as normas técnicas (ABNT) sejam seguidas, sob risco de multa. Por isso, é recomendado que a construção da parede seja feita por um especialista da área, o que pode encarecer um pouco os custos, pois a mão de obra para este serviço ainda não é facilmente encontrada.

Mesmo assim, por ser mais leve e prática que a alvenaria comum, o uso do drywall vem crescendo a cada dia. E aí? Você prefere alvenaria comum ou drywall?

Se você curtiu essa matéria, vai gostar dessa aqui: Cerâmica e Porcelanato – Descubra qual escolher

Você já conhece nosso perfil nas mídias sociais? Siga-nos no Facebook, Instagram e Youtube  e compartilhe o conteúdo com aquele seu amigo que precisa de uma dica de pintura bacana pra reforma de casa!

Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Sobre o Autor

Kleyson Orlando
Kleyson Orlando

Com mais de 1 Milhão de m² de área construída, Kleyson Orlando é Fiscal de Bancos, Perito Judicial, e um dos grandes especialistas da Construção Civil do Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.