Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

3 Dicas para infiltração na parede

3 Dicas para infiltração na parede

O problema que deixa todo mundo de cabelo em pé.

Você já teve que lidar com a infiltração em algum cômodo de sua casa? Este é um problema comum e pode afetar diversas partes da construção, como lajes, piso, piscina e também paredes.

Pensando nesse problema (que é mais comum do que deveria ser), nós do Blog Mestre da Obra separamos algumas dicas para você. 

Na construção

Se você está na etapa de construção ou conhece alguém que esteja, muita atenção nessa etapa. Previna-se de problemas relacionados a infiltração no futuro. Confira as dicas:

  • Dê atenção ao revestimento e à impermeabilização já na construção

 De acordo com os dados levantados pelo Portal do Construtor, do G1, os custos da impermeabilização chegam, na média, a 2% do valor total da obra. Se a impermeabilização for executada depois de serem constatados problemas com infiltrações na edificação já pronta, seu custo pode chegar até 10% do valor da obra. 

  • Contrate profissionais de sua confiança e que sabem o que estão fazendo

 Cada profissional trabalha com a impermeabilização da obra de uma maneira. Alguns trabalham com a marca 1 e fazem camadas mais finas, outros trabalham com a marca 2 e fazem camadas mais espessas… Por isso, antes de contratar o pedreiro e o engenheiro que vão acompanhar a obra, peça indicação.

Visite locais nos quais eles já trabalharam anteriormente, saiba se a obra teve problemas de infiltração e entenda se caso esses problemas aconteceram, foram por motivos de falta de prevenção ou foram imprevistos (sim, imprevistos acontecem. Um cano pode estourar e danificar a casa, a piscina do vizinho pode vazar, a calha pode estar entupida e causar infiltração no teto… enfim). 

Portanto, entenda que existem causas de infiltração que podem ser previstas e evitadas e outras, não. Trabalhe ao máximo em cima das causas que podem ser evitadas.

Infiltração na reforma

O problema já aconteceu e você irá resolvê-lo? Fique ligado: não trate apenas a infiltração aparente, descubra a origem dela e se ela não pode afetar outras partes de sua casa.

  • Não trate apenas o problema, trate também a causa.

Sim, ainda estamos falando de infiltração, mas assim como as doenças em seres humanos, se tratarmos apenas os sintomas, a doença continuará afetando o paciente. Desse modo, se tratarmos apenas a infiltração e não descobrirmos de onde ela vem, a infiltração poderá aparecer novamente, em outra parede, por exemplo. Isso porque nem sempre o local com danos aparentes é a estrutura com problemas em si. Entender a causa da infiltração e resolver o problema na raiz é essencial para acabar de vez com o problema.

A origem pode ser por conta de problemas com a calha, vazamentos, falha na impermeabilização de piso, fundação, lajes, falta de ventilação da casa, entre outros.

Lembrando que é necessário cuidar dos dois: a origem da infiltração e também da parede infiltrada. As vezes, acabamos com a origem da infiltração, mas a parede já está tão danificada que oferece risco de desmoronamento e o mofo faz mal a saúde.

  • DICA EXTRA! Aja rapidamente

Esse tipo de problema é bem complicado e chato de lidar, mas você precisa agir rapidamente. Lembre-se que quanto mais você demora, mais a infiltração cresce, trazendo problemas de saúde relacionados ao mofo e ao bolor e também, além de comprometer a estrutura toda da parede. 

Infiltração começou? Entre já em contato com seu pedreiro de confiança, acabe com a infiltração, descubra qual foi a origem dela e acabe com o problema na raiz, para que não aconteça de novo.

Resumindo:

Contate o pedreiro, entenda o que fez essa infiltração acontecer e resolva esse problema e também a infiltração. Use produtos próprios para acabar com o problema e a prevenção é sempre a melhor pedida: está na fase da construção? Invista em impermeabilização! Tudo isso sempre com um profissional de confiança orientando e executando o trabalho.

Quer ver mais conteúdos como esse ou tem alguma dúvida a respeito de infiltração? Mande sua mensagem nos comentários!

Você já conhece nosso perfil nas mídias sociais? Siga-nos no Facebook, Instagram e Youtube e compartilhe o conteúdo!

Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Sobre o Autor

Kleyson Orlando
Kleyson Orlando

Com mais de 1 Milhão de m² de área construída, Kleyson Orlando é Fiscal de Bancos, Perito Judicial, e um dos grandes especialistas da Construção Civil do Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.