Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

6 requisitos para financiar terreno modalidade aquisição e construção

6 requisitos para financiar terreno modalidade aquisição e construção

Você vai financiar um terreno, na modalidade aquisição e construção da Caixa? Sabia que existem alguns requisitos para seu financiamento ser aprovado? Para te ajudar com a aprovação, separamos em vídeo (acesse por aqui) e também nesse texto 6 requisitos básicos que o fiscal do banco pede para a liberação do financiamento na modalidade que comentamos. Confira!

Por que existem as exigências do banco para a liberação do financiamento?

Quando você faz um financiamento imobiliário, o próprio imóvel se torna a garantia desse financiamento. É por isso que os bancos fazem várias exigências sobre o terreno que você vai financiar: o terreno vai compor o imóvel da garantia. Vamos aos 6 requisitos, então:

1 item: abastecimento de água potável

O primeiro item que você tem que garantir em um terreno é o abastecimento de água potável. Esse abastecimento de água não precisa necessariamente ser de uma concessionária, pode ser de um poço artesiano do próprio terreno, mesmo. Mas para conseguir a aprovação do financiamento de aquisição do terreno com o poço artesiano, você vai precisar da outorga desse poço. 

A Outorga de Poços Artesianos é um instrumento que garante ao empreendedor ou residente o direito de uso das águas subterrâneas de sua bacia hidrográfica.

Essa outorga pode ser emitida tanto do poder público quanto da concessionária local. O custo para a aquisição dessa outorga gira em torno de 4 a 6 mil reais por poço artesiano. Se você não sabe como conseguir essa outorga, procure por um engenheiro ambiental ou vá até a prefeitura. Lá, irão te orientar de acordo com as regras do município.

“Kleyson, no terreno que eu vou construir, tem abastecimento de água pela  concessionária, mas eu quero utilizar o meu poço artesiano. Mesmo assim eu preciso da outorga?” 

Sim. Se você tem um poço em seu terreno, faça a outorga antes de tentar o financiamento. Sabe por que? Porque eu como engenheiro do banco vou fazer uma vistoria no seu terreno (mesmo que não tenha nenhuma obra construída). Se eu chegar lá e verificar que tem um poço artesiano, no meu laudo de análise eu vou pedir a documentação de outorga desse poço.

2 item: esgotamento sanitário

O terreno precisa ter também uma infra-estrutura básica mínima de esgotamento sanitário para ser aprovado num processo de aquisição de terreno e construção.

“mas Kleyson, aqui na minha cidade não tem esgotamento sanitário… como eu vou conseguir a aprovação do meu processo para aquisição de terreno e construção?”

Essa é uma das maiores realidades do Brasil. É difícil encontrar cidades que tenham esgotamento sanitário completo. É comum que os novos loteamentos até tenham a rede completa de esgoto, mas eles não tem a estação de tratamento e aí, você não pode ligar o esgoto da sua futura casa nessa rede.

Isso pode então ser feito por meio de fossa séptica, com sumidouro: lembrando que a fossa séptica é uma caixa isolada, onde o esgoto sólido cai e fica ali no fundo da caixa, e a parte líquida vai pro sumidouro. essa parte líquida infiltra no solo, enquanto a parte sólida fica ali retida.

Se você quer uma pegada mais ecológica para o tratamento de esgoto da sua casa, use os biodigestores prontos para venda. Se você tentar construir o seu, você tem grandes chances de ser reprovado no financiamento. Use biodigestores já integrados com fossas sépticas.

3 item: escoamento de águas pluviais

Outro ponto importante para conferir antes de solicitar o financiamento é o escoamento de águas pluviais, não de dentro de seu terreno, mas da via pública, da rua. Observe: a rua tem guias, sarjetas, caixa-ralo, boca de lobo e uma rede de escoamento de águas pluviais?

Se a rua não apresenta todos os itens, tudo bem. Ela precisa ter escoamento ao menos superficial: guia e sarjeta, o que evita que haja erosão próximo da casa, entre a rua e a calçada.

Em ruas não pavimentadas, não há essa exigência. Isso porque o que se espera é que quando chova, a água infiltre o solo. Agora, quando a rua é pavimentada, essa infiltração não ocorre e a solução de drenagem é importante.

Dica: Se possível, visite o terreno que você comprou em um dia de chuva intensa, para avaliar diversos aspectos: a água da chuva está escorrendo de uma maneira legal? a frente da sua casa fica empoçada? A água da chuva cai pra dentro do seu terreno? Há algum ponto de erosão?

4 item: energia elétrica fornecida pela concessionária local

Essa é uma exigência da Caixa. Significa que no seu terreno, a alimentação de energia da rua ou da concessionária local deve chegar. Você não pode por exemplo falar que irá usar um gerador para alimentação de energia do seu terreno.

5 item: iluminação na via do lote

Às vezes até tem o poste, mas a iluminação em si ainda não. A iluminação na via também é um pré-requisito mínimo para a aprovação dos processos de financiamento de aquisição de terreno e construção.

Geralmente, na hora de comprar, esquecemos de ficar atentos a esse item, já que visitamos o terreno quase sempre de dia. É interessante fazer então a visita também de noite para ver se há iluminação pública.

Dica geral: visite seu terreno diversas vezes, em diversos momentos do dia: à noite, durante uma chuva forte, de manhã, de tarde, para ver a posição do sol e pensar em que parte da casa irá bater e em que horário, etc.

6: é obrigatório que o lote tenha via de acesso

Isso significa que é obrigatório que o lote tenha rua de acesso a ele. É um ponto meio absurdo, mas necessário citar. Às vezes, seu lote já está sendo vendido, a documentação está ok, mas se a loteadora ainda não fez o corte da rua, o financiamento será negado. A rua pode estar ou não asfaltada, mas ela precisa existir.

Esses são os requisitos básicos de infraestrutura que seu terreno precisa ter para que você possa realizar o financiamento do terreno na modalidade aquisição e construção. Agora, não posso deixar de comentar a respeito da documentação necessária: mesmo que você tenha todos os requisitos básicos de infraestrutura, sem a escritura regularizada e em seu nome, o financiamento não será aprovado.

Atente-se a esses pontos. Caso busque por mais informações, visite essa playlist de vídeos que eu preparei para você sobre financiamento imobiliário e saiba tudo o que você precisa saber para solicitar esse tipo de financiamento.

Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Sobre o Autor

Kleyson Orlando
Kleyson Orlando

Com mais de 1 Milhão de m² de área construída, Kleyson Orlando é Fiscal de Bancos, Perito Judicial, e um dos grandes especialistas da Construção Civil do Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.