Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

10 Decorações Financiadas pela Caixa na Obra de Construção e Reforma de Casas

10 Decorações Financiadas pela Caixa na Obra de Construção e Reforma de Casas

Você sabia que é possível planejar ou financiar decorações para financiamento pela Caixa? Sim, existem linhas de crédito imobiliário para a reforma ou construção desses imóveis, sejam eles apartamentos ou casas. No meu canal do Youtube já temos vários vídeos de como você pode conseguir esse tipo de financiamento imobiliário. Clique aqui e confira!

Esse texto, inclusive, é baseado em um vídeo do canal de mesmo título. Confira o vídeo na íntegra clicando aqui

Hoje, neste texto, vamos comentar a respeito de 10 tipos de decorações para financiamento pela Caixa, na obra de construção e reforma.

E para começar, uma verdade difícil: Todos os dias, recebemos na minha empresa dezenas de projetos de arquitetura que a gente analisa para aprovar ou não o financiamento imobiliário na Caixa, por exemplo. A verdade é que infelizmente a maioria dos projetos não preveem uma decoração bem planejada e isso nem sempre acontece porque o profissional é ruim.

Nem sempre, um projeto mal feito é culpa de um engenheiro ou de um arquiteto. Muitas vezes, a culpa é de você, cliente. Porque foi você que não passou a ideia correta do que queria nesse projeto.

A ideia desse texto e do vídeo é te mostrar como você pode planejar a decoração da sua casa antes mesmo de começar a obra, ali, na etapa de projeto. Você vai poder usar os exemplos que eu dou aqui nesse vídeo, por exemplo e assim, você já pode sentar com seu arquiteto ou engenheiro com todas essas ideias, que inclusive, são ideias aprovadas para financiamento na Caixa, se for o que você busca.

Se você não busca pelo financiamento, leia também, para aproveitar algumas dicas de decoração que farão a diferença em seu projeto.

Decoração de Muros

É uma das primeiras coisas que olhamos no imóvel e por isso, um muro bonito pode valorizá-lo. Você pode financiar o muro, basta apenas colocar no documento que você enviará para o banco a descrição dos gastos que você terá ali. Você pode fazer ele pintado, rebocado, com revestimento de cerâmica, porcelanato, pedras, etc. Tanto a parede quanto o motor elétrico (para abrir e fechar o portão automaticamente) podem ser financiados.

Isso tudo vale não só para o muro da frente, mas para todos os muros ao redor da casa.

Decoração de Fachadas

Depois que você passa pelo muro, a primeira coisa que você vê é a fachada da casa. E mais uma vez, você pode usar os mais diversos materiais para o acabamento dela: revestimentos de cerâmica, porcelanatos, pedras ou mesmo uma pintura simples e bem feita e mais uma vez, detalhar os custos na planilha.

Decoração de Jardins

Para financiar também a decoração do seu jardim, basta incluir na planilha o item de paisagismo. Você pode financiar não só o serviço do paisagista mas também o material: todo tipo de planta você pode financiar, sejam árvores pequenas, arbustos, floreiras, etc.

Piso

O piso também. Praticamente todo o tipo de acabamento para piso pode ser financiado: porcelanato, cerâmica, granitos, mármores…

Aqui, valem algumas Dicas do Mestre:

  • A ardósia hoje em dia é brega. Claro, se você gosta, sinta-se à vontade, a casa é literalmente sua. Mas se não tiver preferência e aceitar uma dica, não coloque ardósia no piso;
  • Quanto mais clean o piso, mais você pode caprichar na decoração. (Inclusive, já convenci algumas compras de casa pelo piso. Já aconteceu de um cliente não gostar da casa por conta da pintura, mas o piso ser exatamente o que ele queria. Eu comentei com ele que seria muito mais simples e fácil trocar a pintura da casa do que o piso… e ele concordou comigo.)

O piso é uma parte importante da construção. Use bastante tempo escolhendo o assoalho, pois a mão de obra para a troca de piso instalado é bem chata e faz uma bagunça grande. Sobre isso, atente-se também à iluminação, que também influencia em como o piso aparece.

Revestimento

Todo o tipo de revestimento também pode ser financiado, desde que cumpra as exigências técnicas e normativas exigidas pelo financiamento.

Uma dica importante aqui é: fuja das pastilhas! Além de estarem fora de moda, por serem pequenas, elas podem acumular muito rejunte, o que torna mais complicada a limpeza. Procure peças cerâmicas ou porcelanatos maiores, ou mesmo aqueles que imitam materiais, como madeira, tijolinho e até mesmo cimento queimado.

Bancada ou Ilha

A pedra da pia e/ou da bancada podem ser financiadas, também. Além dos materiais tradicionais, existem alguns pedreiros que fazem essas superfícies com porcelanato. 

Procure sempre pelo melhor profissional para te ajudar e lembre-se de descrever todos os gastos na planilha de financiamento.

Decoração de pintura

Hoje em dia, existem muitos materiais interessantes no mercado, até mesmo para a pintura, como por exemplo, cimento queimado ou cimento aveludado. 

Você pode prever uma pintura dessas em diversos locais da casa: cabeceira da cama, sala ou até da entrada. Existem várias texturas diferentes e todas vão contribuir com a decoração do seu imóvel. Só lembre-se de definir essas cores (paredes neutras e decoradas) pensando na decoração dos móveis.

Iluminação

É o principal item de decoração do ambiente. Tudo se resume a  iluminação.

A luz pode salvar sua decoração ou acabar com ela de vez. Existem luzes quentes, frias, neutras e coloridas e você pode usar todas em sua decoração – lembrando que o melhor é que ela esteja em harmonia com sua decoração.

Se você está decorando em estilo mais industrial, as cores quentes são a melhor opção. Se a decoração é estilo clássico, use luzes neutras ou até mesmo frias são a pedida ideal. As luzes de led e coloridas são um caso à parte: podem deixar seu ambiente cafona se você não souber o que está fazendo. Dependendo da situação, parece até que você está em um cabaré… Mas, se essa for a sua vontade, use e abuse dos leds coloridos e faça sua decoração do jeito que quiser, até porque a decoração e a casa são suas.

Sanca de Gesso

A sanca também pode ser financiada. Basta pedir para o seu projetista fazer um bom projeto de detalhamento de sanca de gesso. Lembre-se de passar pra ele exatamente o que você quer que fique iluminado o que você não quer.

O gesso também está meio fora de moda, por isso cuidado: contrate um especialista para te ajudar.

Painel de TV

Você pode estar se perguntando: “ué Kleyson, mas o banco agora financia móveis?”

Não financia, mas se você fizer um bom projeto e um bom planejamento da decoração do painel de TV, você consegue fazer ele na própria parede usando o que já comentamos: uma pintura de cimento queimado, revestimento de gesso ou cerâmica, etc. 

Claro, isso deve estar previsto em seu projeto, junto com todas as passagens de tubos de energia e internet necessários para fazer seu painel estar funcional. Dá até mesmo para desenvolver algo nessa linha com papel de parede.

*Bônus: Papel de parede

Você pode também usar papéis de parede na sua casa e financiar sim essa etapa da construção ou reforma. É só prever o custo na planilha de financiamento.

E existem diversos papéis de parede no mercado: desde os mais simples e clean até os mais extravagantes e é o seu gosto que vai decidir qual deles você terá em sua casa. 

Eles podem ser colocados em todos os cômodos da casa também, como no quarto, na sala, na cozinha e até no banheiro!

Eu já fiz isso: colocar o revestimento cerâmico até a metade da parede (de baixo para cima) e finalizar a parede com papel de parede ou tinta (da metade até o teto). Isso é bem comum em lavabos.

E aí? De todas as dicas de decorações para financiamento pela Caixa, qual você mais gostou? Comenta aqui!

Confira outro texto aqui! Você sabe qual o momento certo de decorar? Vem conferir!

Não deixe de compartilhar essa publicação com seus amigos nas redes sociais.

Siga o Mestre nas redes sociais!

Grande abraço!

Tags: |

Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Sobre o Autor

Kleyson Orlando
Kleyson Orlando

Com mais de 1 Milhão de m² de área construída, Kleyson Orlando é Fiscal de Bancos, Perito Judicial, e um dos grandes especialistas da Construção Civil do Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.