Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Casa Geminada: o que é? Como funciona a planta?

Casa Geminada: o que é? Como funciona a planta?

O que é uma casa geminada?

Casa geminada é um termo muito comum, mas nem todo mundo que o conhece sabe o que significa. No conceito original, o termo se refere a casas idênticas e espelhadas. Porém, as casas não precisam necessariamente ser idênticas. 

O que define se a casa é geminada ou não é na verdade as duas casas dividirem uma mesma parede de geminação, com o mesmo uso para cada lado. Por exemplo: a parede de geminação divide duas salas, mas uma casa tem 2 quartos e a outra tem 3 quartos. Nesse caso, as casas são diferentes, mas dividem uma parede para o mesmo uso, dos dois lados.

As casas geminadas são bem comuns, pois sua construção, aluguel e venda são mais em conta do que outros modelos de casas.

Preciso de alguma aprovação pra casa geminada?

Antes de começar o projeto de sua casa geminada, você deve conferir o zoneamento dali. É ele quem vai mostrar para você o que pode ou não pode ser feito em cada área da cidade, do local. Esses mapas de zoneamento estão disponíveis com os responsáveis pelo território. Geralmente, as prefeituras. Mas, caso você pretenda fazer uma casa geminada em um condomínio, por exemplo, você deve conferir o mapa de zoneamento dele.

Isso acontece basicamente para que exista um padrão de construção seguro nessas áreas. Caso você não confira a área de zoneamento, você corre o risco de ter, em uma etapa posterior, o projeto reprovado pela prefeitura. Isso impedirá você de construir sua casa.

Quais as vantagens e desvantagens?

Casas geminadas, assim como tudo na vida, apresentam vantagens e desvantagens. Algumas vantagens são o preço de construção, compra e aluguel da casa, como comentamos anteriormente, além da economia na construção: as casas geminadas podem compartilhar da mesma entrada de rede elétrica, e ligação de esgoto, por exemplo.

O custo com manutenção das áreas comuns é dividido entre ambos, o que também é economia.

Mas não são apenas vantagens: as casas geminadas geralmente são divididas por uma parede, o que pode facilmente permitir a passagem de som de um ambiente para outro. Isso influencia bastante no fator privacidade, que é algo muito importante.

Além disso, o custo de manutenção das áreas comuns ser dividido entre ambas as casas, também é uma desvantagem. Isso porque, apesar da economia, será necessário a cooperação entre vizinhos para resolver algum possível problema, o que pode não ser tão simples.

Curiosidade: Geminada x Germinada

Os termos germinada e geminada diferem em apenas uma letra, mas são totalmente diferentes. “Germinada” diz respeito ao termo “germinar”, que significa brotar, fazer nascer, crescer. Assim, o termo “casa germinada” não está correto. “Geminada”, por sua vez, diz respeito à ideia de gêmeos, algo duplicado, que é exatamente o que o termo quer representar. Por isso, o uso de “casa geminada” é o mais coerente.

Você já sabia dessa diferença entre os termos?

Quer construir sua casa própria? Vem com o Mestre da Obra!

Confira o último texto do blog, a respeito de Planta de Casa e vamos tirar o sonho do papel!

Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Sobre o Autor

Kleyson Orlando
Kleyson Orlando

Com mais de 1 Milhão de m² de área construída, Kleyson Orlando é Fiscal de Bancos, Perito Judicial, e um dos grandes especialistas da Construção Civil do Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.