Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Engenheiro Civil ou Arquiteto? Que profissional devo contratar?

Engenheiro Civil ou Arquiteto? Que profissional devo contratar?

Existe muita confusão entre as pessoas a respeito das funções dos profissionais das áreas de Engenharia Civil e de Arquitetura. Acompanhe com a gente as principais diferenças e entenda um pouco mais sobre a atividade de cada um deles!

O que faz um Engenheiro Civil? E um Arquiteto?

O Engenheiro Civil é o profissional responsável por projetar, gerenciar, executar e fiscalizar a obra, trabalhando sempre em conjunto com outros profissionais, para que ela aconteça. Ele é responsável por fazer a projeção dos recursos, analisar dados, observar, identificar e corrigir normas da lei, além de possíveis impactos ambientais da obra. Sua formação inclui muitas matérias de cálculo e física. Existem 5 áreas de formação para esse profissional: civil, estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento, e transportes.

O Arquiteto, por sua vez, une criatividade ao planejamento técnico, porque ele humaniza a construção, depois de criado o projeto arquitetônico: pensam a funcionalidade deles, para torná-los úteis e confortáveis aos donos do projeto. Ele é quem cuida de pontos como iluminação, acústica, segurança, etc.

A faculdade de arquitetura dá diversas frentes de atuação ao profissional. Ele pode trabalhar também, por exemplo, na área de urbanismo ou design de interiores.

Por ambos lidarem com o projeto da construção, muitos acreditam que as funções sejam sempre as mesmas… mas não são.

Engenheiro Civil ou Arquiteto: Em que ponto as áreas diferem?

Resumidamente, de acordo com uma matéria feita pelo site da Catho, o Arquiteto é o responsável pela elaboração da planta – que traz a distribuição dos espaços internos e externos do ambiente. O Engenheiro, por sua vez, dimensiona a construção da edificação, desde as vigas e colunas, bem como calcula a distribuição de cada carga para cada ponto e projeta também as instalações prediais elétricas e hidráulicas, entre outras.

E onde convergem?

Em obras grandes, é natural que uma equipe, formada por arquitetos, engenheiros e outros profissionais, trabalhem em conjunto, desempenhando funções diferentes uns dos outros, com trabalhos complementares.

Em obras menores, isso geralmente não acontece. Assim, o engenheiro tem capacidade técnica e assina a planta, do mesmo modo que um arquiteto, em algumas ocasiões, gerencia a obra, função geralmente atribuída ao engenheiro. 

O ideal é que cada profissional atue apenas em seu nicho, já que as formações, apesar de parecidas, serem diferentes.

Especificações de áreas de cada profissional

Como pudemos ver, existem alguns momentos em que as tarefas das duas profissões podem se encontrar e ser desempenhadas por ambos os profissionais… Mas existem atividades que são exclusivas de cada área.

Por exemplo, a arte da restauração, paisagismo ou design de interiores, é tarefa do profissional da arquitetura. Já a construção de pontes, viadutos e atribuições que exigem mais cálculos e dimensionamentos, ou planejamento da construção, são tarefas de um engenheiro civil.

Isso porque as faculdades são diferentes e trabalham com formações diferentes. Na faculdade de arquitetura, por exemplo, os profissionais têm aulas de história da arte, enquanto engenheiros têm aulas de física. Não que ambos não tenham as mesmas matérias, mas cada um tem um foco específico.

Novamente, são formações complementares e são a junção ideal em projetos que existem cálculos, projeção de espaços e ambientes, além do acompanhamento da obra.

Você já sabia sobre as semelhanças e diferenças entre os profissionais de Engenharia e Arquitetura?

Vem conhecer mais de nossos artigos!

Inscreva-se no Site

Inscreva-se no Site

Receba todas as novidades do Mestre da Obra, basta informar o seu e-mail.

Seu e-mail está 100% seguro, não enviamos publicidade.

Sobre o Autor

Kleyson Orlando
Kleyson Orlando

Com mais de 1 Milhão de m² de área construída, Kleyson Orlando é Fiscal de Bancos, Perito Judicial, e um dos grandes especialistas da Construção Civil do Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.