Normas ABNT são normalmente conhecidas pelo terror que causam nos Trabalhos de Conclusão de Curso, mas elas não estão exclusivamente ali. Elas fazem parte do dia a dia comum de vários profissionais, como os que trabalham com a construção, por exemplo. Você sabia?
ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada que não tem fins lucrativos e é responsável pela normalização técnica no Brasil. Em nosso país, ela também é representante oficial da ISO. Com isso, tem o dever de respeitar as regras estabelecidas aos membros ISO para vendas e distribuição de normas, Adoções Nacionais e ainda, representar o Brasil em fóruns internacionais como ISO.
As normas publicadas pela ABNT são regras que servem de parâmetro para garantir a qualidade e padronização dos processos e técnicas. Na construção civil, ela serve para garantir que profissionais e empresas possam garantir qualidade na obra, além de segurança jurídica.
Em julho de 2013, a Norma de Desempenho de Edificações da ABNT entrou em vigor, para garantir conforto e segurança aos imóveis. Ao todo, foram publicadas 881 Normas Brasileiras aprovadas pela ABNT para Construção Civil – e novas regras são criadas e discutidas todos os anos, de acordo com as demandas do setor e da sociedade.
Essas regras realmente integram a rotina dos Escritórios de Engenharia. Aqui, por exemplo, usamos diariamente 15 dessas normas (além de utilizar outras normas esporadicamente) e também dos Cadernos de Orientações Técnicas dos bancos, para os quais fazemos fiscalização.
As normas que mais utilizamos dizem respeito a diversas etapas da construção, como instalações elétricas, hidráulicas, sistemas de esgoto, fundação, avaliações e projetos arquitetônicos e urbanísticos. Confira:
ABNT NBR 5410:2004 Instalações elétricas de baixa tensão
ABNT NBR 5626:2020 Sistemas prediais de água fria e quente – Projeto, execução, operação e manutenção
ABNT NBR 6118:2014 Projeto de estruturas de concreto — Procedimento ABNT NBR *atualização da norma em revisão.
ABNT NBR 6122:2019 Projeto e execução de fundações
ABNT NBR 7229:1993 Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos
ABNT NBR 8160:1999 Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução
ABNT NBR 10844:1989 Instalações prediais de águas pluviais – Procedimento
ABNT NBR 12721:2006 Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios — Procedimento
ABNT NBR 13969:1997 Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação
ABNT NBR 14653-1:2019 Avaliação de Bens
parte 1: Procedimentos Gerais
ABNT NBR 14653-2:2011
parte 2: Imóveis Urbanos
ABNT NBR 15575-2:2013 Edificações habitacionais – Desempenho
Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais
ABNT NBR 16636-1:2017 Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos
Parte 1: Diretrizes e terminologia
ABNT NBR 16636-2:2017 Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos
Parte 2: Projeto arquitetônico
Como comentamos, é extremamente importante que exista esse tipo de padronização e também fiscalização, para que todas as obras atendam ao mesmo padrão de qualidade e segurança na construção e posteriormente, para os moradores também.
E aí? Você já sabia que as normas ABNT eram tão importantes para a Construção Civil e para tantas outras áreas da nossa sociedade?
Se quiser procurar por alguma das normas, acesse aqui o site da ABNT!
Confira também nossos materiais gratuitos aqui!
TIRE SUAS DÚVIDAS COMIGO! ?
Conte comigo na aprovação do seu financiamento imobiliário, através do preenchimento ou conferência da sua Planilha PCI e Projetos, da Simulação ao recebimento da obra.
0 Comentários