Se você deseja realizar o sonho da casa própria e pretende fazer isso com a ajuda de um financiamento pela Caixa Econômica Federal, você está no lugar certo! Nesse artigo, vamos explicar passo a passo o que é necessário para que seu sonho saia do papel e se torne realidade!
1ª ETAPA – Defina a melhor opção de financiamento para você
O primeiro passo é definir qual a opção de financiamento que mais se encaixa com a sua necessidade. Você vai financiar para comprar um imóvel ou para construir? Será para moradia ou empresa? Será por meios de programas de Habitação Social? As opções são:
- Compra de imóvel (novo ou usado);
- Construção (financie seu terreno e construa seu imóvel);
- Habitação de Interesse Social (a Caixa financia para programas como Minha Casa Minha Vida, por exemplo) ou
- Imóvel Comercial (sua sala ou galpão para trabalho).
2ª ETAPA – Simulação
Depois de definir qual a opção de financiamento que mais se encaixa com a sua necessidade, você irá fazer uma simulação. Nessa etapa, você informará alguns dados e descobrirá as condições para financiamento do imóvel.
Aqui no site do Mestre da Obra, temos uma matéria super completa que te ensina passo a passo como fazer a Simulação de Financiamento na Caixa, conseguindo inclusive os melhores valores de entrada! Confira!
Se você já conferiu nossa matéria e já sabe de todas as dicas que passamos ali, é hora de fazer a simulação! Para fazer a simulação no site da Caixa, clique aqui!
3ª ETAPA – Análise de Crédito
Depois da Etapa de Simulação, você irá apresentar a documentação para o correspondente bancário ou para o gerente de sua agência. Essa documentação inclui dados do comprador (você) e também dados do vendedor (de quem você comprará o imóvel ou o terreno).
Nessa etapa, o banco analisará a possibilidade de uso de seu FGTS e o tipo de crédito mais adequado para você.
Acesse aqui para saber qual a documentação básica necessária.
O próximo passo é uma Análise de engenharia.
4ª ETAPA – Análise de Engenharia
Depois de olhar os documentos, é hora de olhar a casa/imóvel/local. Ali, a Caixa avalia o valor do imóvel e as condições de uso dele.
Pelo próprio site da Caixa, é possível acompanhar sua proposta. Você precisará apenas do seu CPF/CNPJ, data de nascimento e número de sua proposta. Acompanhe aqui!
5ª ETAPA – Assinatura de Contrato
Depois da avaliação pelos engenheiros e profissionais da Caixa, é necessário assinar o contrato com a Agência. É importante dizer também que para que a liberação de crédito ocorra, é necessário registrar esse contrato em cartório.
6ª ETAPA – Hora de pagar!
Ao longo do prazo que você e seu gerente decidiram e colocaram no contrato, você irá pagar as parcelas do financiamento. Para isso, conte com o débito em conta ou com os boletos gerados pelo site ou pelo seu app da Caixa.
Existem ainda condições especiais de pagamento que é possível negociar, mediante algumas circunstâncias. Confira em nosso tópico extra, abaixo!
DICA EXTRA: Diminua as parcelas ou dê um tempo delas
Ganhou uma grana extra e quer amortecer as parcelas? Ou ainda… ficou muito apertado e precisa dar um tempo antes de pagar a próxima parcela? Esses e outros ajustes você pode fazer direto pelo internet banking, site ou se preferir, na agência. Clique aqui para saber mais!
Agora que você já é expert no passo a passo do financiamento pela Caixa, conta pra gente: vai realizar o sonho da casa própria ou comprar um espaço para a empresa?
De qualquer maneira, o Mestre da Obra te deseja muito sucesso!
Confira alguns materiais gratuitos disponíveis aqui no site e veja também o post do blog sobre normas ABNT na construção!
TIRE SUAS DÚVIDAS COMIGO! ?
Conte comigo na aprovação do seu financiamento imobiliário, através do preenchimento ou conferência da sua Planilha PCI e Projetos, da Simulação ao recebimento da obra.
0 Comentários