Que tal diminuir muito sua conta de luz e força, sem diminuir o uso de eletrodomésticos e eletrônicos em casa e de quebra, ajudar o meio ambiente, usando uma energia limpa?
Pois é, tudo isso existe e é possível! Mas como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens… Vem conhecer um pouco mais sobre projetos de energia solar nesse novo post do blog do Mestre da Obra!
A Energia Solar é um tipo de energia limpa, que provém da luz e do calor do sol. Ela é captada por painéis solares, que são instalados em locais altos, para que recebam muitos raios solares e os convertem em energia, que pode ser utilizada para geração de eletricidade.
Segundo o Portal Solar, a primeira vez que essa tecnologia foi utilizada foi em 1958, quando um painel de 1W foi colocado no satélite Vanguard I, com a função de alimentar o seu rádio de viagem, enquanto o satélite ia para o espaço. A partir de então, os primeiros sistemas fotovoltaicos foram adicionados em empresas e posteriormente, em residências e até mesmo em meios de transportes, como ônibus, navios e aviões.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do projeto de uso de Energia Solar em casa ou na empresa são gigantes: a maior parte da energia utilizada no local será provida pelo sol. Por isso, a conta de energia irá diminuir bastante. Além disso, o sol é uma fonte de energia limpa e renovável e seu uso é totalmente ecológico e sem danos ambientais.
Infelizmente, as desvantagens não são muitas mas são fortes: o custo de todo o processo (projeto, compra de materiais e instalação das placas e do sistema de energia solar) é bem alto. Contudo, nos últimos anos, os projetos de energia solar vem crescendo e com isso, mais projetistas e produtores de material vem surgindo, o que aumenta a oferta e portanto, a concorrência entre eles, o que diminui os valores do produto.
Desenvolvendo o projeto
Um dos pontos principais aos quais devemos observar antes de montar um projeto é o telhado da casa e o ambiente. Tópicos como a orientação do telhado, a inclinação do telhado e também o tipo de telha podem influenciar na construção, além de ser necessário levar em conta as condições atmosféricas locais. Confira o motivo!
- Orientação do telhado:
As placas para captação da energia solar têm geralmente maior rendimento se estão inclinadas para o norte geográfico (cuidado! o norte geográfico é diferente do norte magnético, para onde a bússola aponta). É possível instalar em outras orientações como oeste e leste também, mas o sistema pode não ser tão eficiente quanto ao norte.
- Inclinação do telhado:
A inclinação do telhado depende muito da região de onde a placa será instalada. A indicação é de que o grau de inclinação seja baseado na latitude de onde o local é instalado, através da fórmula: inclinação = latitude + (latitude / 3). É importante ainda dizer que não existe resultado preciso, mas aproximado.
- Tipo de telha:
Existem soluções para fixação dos captadores de energia solar para todos os tipos de telhas do mercado. Devemos apenas tomar precauções para caso o telhado tenha cobertura plana, a fim de que uma placa não faça sombra na outra.
- Condições atmosféricas locais:
Por último e não menos importante, devemos levar em conta as condições atmosféricas locais em todas as etapas do projeto: para considerar se executá-lo vale a pena para o cliente, no momento da instalação e também para prever o rendimento das placas. As condições atmosféricas são de extrema importância uma vez que se durante o inverno, por exemplo, o local apresentar muitos dias de chuvas, a captação solar será menor e durante esse período, a energia deve ser suplementada por outra fonte.
Que profissional pode me ajudar com meu projeto de Energia Solar?
Os projetos podem ser desenvolvidos por Engenheiros e Arquitetos e a instalação deve ser feita por empresas ou profissionais qualificados da área. Hoje em dia, a tarefa de encontrar profissionais qualificados que te ajudem nessa empreitada é mais fácil do que seria se feita há alguns anos atrás.
Isso porque como comentei anteriormente, a busca por esse tipo de projeto vem crescendo, bem como os profissionais que o executam, as empresas que produzem os materiais e os profissionais que instalam as placas. O aumento da procura fez crescer a oferta e também a concorrência entre os profissionais, o que diminui o preço para o consumidor final.
Que tal instalar um projeto de Energia Solar em casa?
A sustentabilidade é uma das apostas para a Construção Civil em 2021. Vem conferir a matéria que fizemos sobre isso!
Fontes:
Projeto de lei que amplia a adesão ao uso da energia solar tramita na Alerj
História e origem da Energia Solar
[R]evolução Energética mostra como o Brasil dará adeus às fontes fósseis de energia
TIRE SUAS DÚVIDAS COMIGO! ?
Conte comigo na aprovação do seu financiamento imobiliário, através do preenchimento ou conferência da sua Planilha PCI e Projetos, da Simulação ao recebimento da obra.
0 Comentários